links

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ASCARIDIASE LUMBRICOIDES


Introdução

Popularmente conhecida como lombriga, a ascaridíase é uma parasitose causada pelo verme nemátode
Conhecendo a ascaridíase

Este parasita de reprodução sexuada pode chegar até 40 cm de comprimento. Geralmente a fêmea possui tamanho bastante superior ao macho.

Seus ovos são “microscópicos” e costumam sair junto às fezes de seu hospedeiro. Seu desenvolvimento se dá em ambientes quentes e úmidos. O solo de países de clima tropical é o tipo de ambiente considerado ideal ao seu desenvolvimento.

A contaminação por este parasita ocorre através do consumo de água ou alimentos infectados por seus ovos.

Depois de ingeridas, as larvas são liberadas no intestino delgado e alcançam o sistema circulatório, chegando ao fígado, onde crescem num período inferior a uma semana. Após isso, elas retornam a corrente sanguínea passando pelo coração e pulmões.

Dentro dos pulmões, elas absorvem mais nutrientes e oxigênio em abundância para garantir seu crescimento. Quando crescem demasiadamente para continuarem dentro dos alvéolos pulmonares, estas larvas sobem em direção a faringe, onde são em sua maioria engolidas.

Através do tubo digestivo elas alcançam o estômago e chegam ao local onde completam o seu desenvolvimento até a fase adulta: o intestino delgado.

Durante seu período de permanência dentro do intestino delgado de seu hospedeiro, ela se reproduzirá e liberará novos ovos que darão início a toda a trajetória já explicada.

A higiene pessoal e o saneamento básico são importantes fatores de prevenção a infecção por este parasita. Medidas de higiene durante o preparo de alimentos, principalmente com relação às verduras, também são medidas indispensáveis.


O que são

Este verme nematódio é um parasita muito conhecido como lombriga intestinal. Este microorganismo infecta os seres humanos e mais freqüentemente as crianças. Aloja-se normalmente no intestino delgado e às vezes dirige-se para outras partes do corpo. Seu comprimento pode variar de 15 a 25 cm.

Ascaridíase

Seus ovos se desenvolvem em água ou em terra úmida, tornando-os infectantes pouco tempo após eu contato com estas regiões.

Sua infecção nos seres humanos se dá quando estes ingerem alimentos contaminados ou quando as crianças, após contato com o solo contaminado, levam as mãos à boca.

Uma vez ingeridos, os ovos se dirigem ao intestino, onde são liberadas as larvas, que atravessam a parede intestinal seguindo em direção ao fígado, coração e pulmões. Durante este percurso, as larvas passam por várias mudanças e, posteriormente, sobem em direção aos brônquios, faringe (onde são engolidas), retornando ao intestino delgado, através do aparelho digestório, onde, finalmente, tornam-se adultas.

Uma vez adultas, ocorre a fecundação e a fêmea libera seus ovos, que saem junto com as fezes recomeçando um novo ciclo.

Classificação científica

Reino: Animalia
Filo: Nematoda
Classe: Secernentea
Ordem: Ascaridida
Família: Ascarididae
Género: Ascaris

IMPORTANTE: as informações contidas nesse texto servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um médico para receber orientações e o devido tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO!!
POR COMENTAR!!!