links

terça-feira, 20 de setembro de 2011

PROTEOMA



A proteômica é a principal área da genômica funcional, complementando os dados gerados pela genômica e a transcriptômica, representando uma ponte de ligação entre os genes e os seus produtos, as proteínas.
Os recentes avanços na proteômica com o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de diferentes técnicas analíticas como a eletroforese bidimensional, eletroforese capilar, cromatografia líquida multidimensional e a espectrometria de massas, têm possibilitado o estudo de processos biológicos dinâmicos com a análise sistemática das proteínas expressas pelo genoma.

A proteômica tem possibilitado estudar e determinar:
- O produto de um gene que muitas vezes é impossível de ser obtido a partir da seqüência do DNA;
- Mecanismos como a regulação de proteínas funcionais por proteólise e sua influência na regulação gênica;
- A interação entre proteínas;
- A composição molecular de estruturas celulares como organelas ao nível protéico;
- Indicar se a regulação de um determinado gene ocorre durante a transcrição ou tradução.

O desenvolvimento da proteômica e a sua integração com diferentes técnicas podem contribuir com a compreensão e elucidação do controle genético e os processos moleculares complexos. Atualmente estão em andamento no Laboratório Max Feffer de Genética de Plantas, Departamento de Genética da ESALQ-USP, diferentes projetos de proteoma com o objetivo de estudar as proteínas envolvidas no desenvolvimento da madeira, usando técnicas como a eletroforese bidimensional e a espectrometria de massas. Estes estudos oferecem a oportunidade de uma melhor compreensão dos fatores envolvidos com a formação da madeira para que no futuro seja possível a obtenção de plantas que apresentem um melhor desempenho de desenvolvimento vegetativo e de biomassa, além de uma maior resistência a fatores bióticos e abióticos, atendendo com isso a uma demanda crescente de madeira.

O Laboratório Max Feffer possui um Espectrômetro de Massas, o Q-Tof Ultima da Waters, onde as proteínas são identificadas. O MassLynx e o ProteinLynx são os softwares utilizados para a análise dos resultados obtidos após a identificação.

Pesquisadores podem submeter propostas de pesquisas ao Laboratório Max Feffer, onde serão oferecidas condições para que esses realizem a identificação de suas proteínas utilizando o Espectrômetro de Massas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO!!
POR COMENTAR!!!