links

segunda-feira, 10 de março de 2014

Papilomavírus - HPV


O papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, é uma das principais causas de doenças sexualmente transmissíveis, podendo infectar tanto homens como mulheres. Logo após o contágio, o vírus geralmente permanece “adormecido” por anos, sem causar nenhum tipo de alteração orgânica e, por isso, é comum que os pacientes não apresentem nenhum sintoma.

Com o tempo, o vírus vai se adaptando e conhecendo aquele corpo e quando há uma redução da resistência do organismo, este poderá provocar o aparecimento de verrugas em diversas partes do corpo como: mãos, pés, órgãos genitais e outros ou induzir o desenvolvimento de câncer de colo de útero, cervix, vulva, vagina, ânus ou pênis.

A principal via de transmissão é através de relações sexuais, onde um dos parceiros está infectado com o HPV, mesmo sem apresentar nenhum sinal. O Papilomavírus é transmitido no contato sexual pelo atrito de uma mucosa com outra infectada, mas de acordo com especialistas da área, esse vírus já foi encontrado vivo em sabonetes, vaso sanitário, em toalhas e outros objetos pessoais. Sendo assim, existem inúmeras outras formas de contágio.

A infecção causada pelo HPV pode ser assintomática ou, como acontece na maioria dos casos, promover o surgimento de verrugas que se parecem com pequena couve-flor na pele e nas mucosas, no entanto, exames ginecológicos mais específicos devem ser realizados para detectar as alterações mais discretas. Com o agravamento do quadro, o vírus poderá se multiplicar, invadir os tecidos vizinhos e formar um tumor maligno como nos tipos de câncer já citados.

O vírus poderá ser eliminado espontaneamente do organismo e muitas vezes, a pessoa nem sabe que foi infectado, mas quando diagnosticado o tratamento será realizado através de terapia medicamentosa, com drogas para controlar a multiplicação do vírus ou por meio de cirurgias como a cauterização química, eletrocauterização, crioterapia, laser ou a cirurgia convencional nos casos de câncer já instalados.

http://resumododia.com/hpv-sintomas-transmissao-tratamento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO!!
POR COMENTAR!!!