QF- 952 - CINÉTICA QUÍMICA - Redução do Azul de MetilenoOBJETIVOS
1 - Acompanhar o andamento de uma reação química em solução.
2 - Determinar a constante de velocidade e a ordem da reação utilizando-se o método integral de ajuste de equações e o método da velocidade inicial.
3 - Determinar como a constante de velocidade depende das concentrações dos
reagentes e do pH.
4 - Determinar a energia de ativação da reação.
REAGENTES
O azul de metileno (AM) é um corante catiônico solúvel em água ou em álcool, de fórmula molecular (C16H18ClN3S) e massa molar 319.8513 g/mol. O AM é usado como um corante bacteriológico e como indicador. Sua estrutura química está representada abaixo:
Estrutura da forma catiônica do Azul de Metileno
O AM em sua forma oxidada é azul (MB+). Ele é facilmente reduzido à forma hidrogenada (azul de leucometileno, LB+) que é incolor. O reagente que usaremos para reduzir o AMox neste experimento é o ácido ascórbico ou Vitamina C.O ácido ascórbico (ASH2) é uma g-lactona sintetizada por plantas e quase todos os animais. Em condições fisiológicas o ASH2 é oxidado reversivelmente a ácido dehidro ascórbico (AS) que, por sua vez, é hidrolizado irreversivelmente ao ácido dicetogulônico de acordo com a reação representada abaixo:
REAÇÃO
A reação de redução do AMox pelo ASH2 produzindo o AMred, leva ao gradual descoramento da solução azul. Por esta razão, a cinética desta reação pode ser acompanhada espectroscopicamente, com base na base na redução da absorbância da solução em 665 nm (correspondente à cor azul) ao longo do tempo.
A reação pode ser esquematizada como:Esta reação será realizada em meio ácido, utilizando-se para isso o ácido clorídrico (HCl).
ROTEIRO DO EXPERIMENTO
Preparação das soluções
- Prepare uma solução estoque de Azul de Metileno (AM) pesando com exatidão cerca de 0,0120 g de AM em um balão volumétrico de 200 mL. Complete com água destilada. (Calcule a concentração molar) Obs. Apenas 1 dos grupos deve preparar esta solução, que será usada por todos os grupos.
Obs.:Pese o AM em um vidro de relógio (ou um frasco de pesagem) e transfira para o balão usando um funil. Lave o funil com várias porções de água destilada para uma transferência quantitativa do AM para o balão.
- Prepare uma solução estoque de Ácido Ascórbico (AA), pesando com exatidão cerca de 0,3500 g de AA em um balão de 10 mL. (Não complete com água ainda). Use a mesma técnica de pesagem mencionada acima.
- Prepare 200 ml de solução de HCl, 0,7 M a partir do ácido concentrado. (Faça a preparação na capela). Obs.: Use uma micropipeta para transferir o volume de HCl concentrado para o balão de 200 mL. Complete o balão de 200 mL com água destilada.
- Após encerrar as medidas cinéticas, titule a solução restante de HCl com uma solução de NaOH 1,0 M em triplicata. Atenção: Esta solução de NaOH já se encontra preparada e titulada. Anote o título.
Operação do espectrofotômetro
- Selecione o comprimento de onda de leitura de 665 nm.
- Acerte o zero de absorbância no espectrofotômetro com a cubeta contendo água destilada.
- No espectrofotômetro equipado com o suporte de cubeta termostatizado, utilize um pano preto para cobrir o compartimento de amostragem durante as medidas (uma vez que as mangueiras impedem o fechamento da tampa).
- Conecte o suporte termostatizado no banho, através das mangueiras.
- Ligue os banhos no início da aula e selecione a temperatura que você irá utilizar (25 oC na primeira semana).
- OBS. Confira a temperatura selecionada com um termômetro de mercúrio
Condições e acompanhamento da reação
1a SEMANA
Efeito da concentração
Condição 1 (C1)
- Na cubeta de plástico, adicione 300 microlitros de solução de AM + 3 mL de água destilada (use micropipetas). Tampe a cubeta, agite e a insira no suporte do espectrofotômetro para termostatização por 5 min. Em seguida, retire a cubeta do suporte e utilize uma micropipeta para adicionar 50 mL da solução de AA + HCl à cubeta. Tampe e agite a cubeta rapidamente, insira-a novamente no suporte e inicie a as leituras de absorbância em intervalos de 30 s nos primeiros 5 min, depois em intervalos de 1 em 1 min durante os próximos 10 min e depois de 2 em 2 minutos durante o restante do tempo. (Use um cronômetro do laboratório).
- Limite as suas medidas a um período de tempo de 30 minutos.
Atenção: : Caso após 30 min o valor de absorbância não tenha se estabilizado, transfira a solução da cubeta para um outro frasco e meça o valor de absorbância desta solução após um período de 1 hora, para obtenção do valor do . Use este mesmo valor de absorbância para todos os casos.
Condição 2 (C2)
- Repita a condição 1 utilizando 150 microlitros de solução de AM.
Condição 3 (C3)
- Repita a condição 1 utilizando 75 microlitros de solução de AM.
2a SEMANA
Efeito do pH
- Use a solução de AM preparada na semana anterior (disponível na capela).
- Prepare uma solução estoque de Ácido Ascórbico (AA), pesando com exatidão cerca de 0,3500 g de AA em um balão de 10 mL. (Não complete com água ainda).
- Prepare 10 mL de HCl 0,35 M a partir da solução de HCl 0,7 M preparada e titulada na aula anterior e utilize esta solução para dissolver o AA no balão de 10 mL
- Repita o experimento cinético na condição 1 a 25 oC.
- Prepare uma segunda solução estoque de Ácido Ascórbico (AA), pesando com exatidão cerca de 0,3500 g de AA em um balão de 10 mL. (Não complete com água ainda).
- Prepare 10 mL de HCl 0,10 M a partir da solução de HCl 0,7 M preparada e titulada na aula anterior e utilize esta solução para dissolver o AA no segundo balão de 10 mL
- Repita o experimento cinético na condição 1 a 25 oC.
Efeito da temperatura
- Repita o procedimento da condição 1 (com HCl 0,7 M) utilizando o suporte termostatizado nas temperaturas de: 35 e 45o C.
RELATÓRIO: Cálculos e figuras
- Não é necessário copiar o procedimento experimental deste roteiro no relatório.
Descreva apenas as modificações que eventualmente foram feitas. Descreva também as
concentrações das soluções estoque preparadas e os dados de titulação e concentrações da
solução de HCl.
Dados da 1a. semana
- Faça uma tabela com as concentrações de AM, AA e HCl presentes na cubeta (antes de começar a reação), em cada condição estudada.
- Não é necessário apresentar as tabelas de dados de absorbância x tempo.
- Faça as curvas de absorbância de AM x tempo para os experimentos nas condições 1-3 a 25 oC. Coloque as 3 curvas em uma mesma figura para facilitar a comparação. Calcule as velocidades iniciais destas curvas e a ordem da reação a 25o C em relação ao AM, através do método da velocidade inicial. Na mesma figura, faça o ajuste não linear de primeira ordem destas 3 curvas e calcule as constantes de velocidade de pseudo-primeira ordem da reação em cada caso.
- Faça os gráficos de ln versus tempo para as 3 condições a 25o C e calcule as constantes de velocidade de pseudo-primeira ordem da reação em cada caso. Coloque as 3 curvas em uma mesma figura para facilitar a comparação.
- Faça uma tabela comparando os valores os valores de k obtidos nos ajustes lineares e não lineares.
Dados da 2a. semana
- Faça as curvas de absorbância de AM x tempo para os experimentos na condição C1 nas três temperaturas diferentes (25, 35 e 45 oC). Coloque as 3 curvas em uma mesma figura para facilitar a comparação. Na mesma figura, calcule as constantes de velocidade destas curvas através do ajuste não linear (exponencial de primeira ordem).
- Faça um gráfico da variação de K com a temperatura e um gráfico linearizado de Arrhenius.
- Estime a energia de ativação da reação a partir do gráfico de Arrhenius.
- Faça as curvas de absorbância de AM x tempo para os dos experimentos na condição C1 nas três concentrações diferentes de HCl (0,7, 0,35 e 0,1 M). Coloque as 3 curvas em uma mesma figura para facilitar a comparação. Calcule as constantes de velocidade destas curvas através do ajuste não linear (exponencial de primeira ordem).
- Discuta todos os resultados!
O Relatório deve conter um total de 6 figuras e (pelo menos) 2 tabelasREFERÊNCIAS
Artigos e internet
- Snehalatha, K.C. et al. - Methylene Blue-Ascorbic Acid - Na Undergraduate Experiment in Kinetics - Journal of Chemical Education Vol 74 No 2 (1997) p 228-233.
- Mowry, S. and Ogren, P.J. - Kinetics of Methylene Blue Reduction by Ascorbic Acid - Journal of Chemical Education Vol 76 No 7 (1999) p 970-974.
- http://www.uaf.edu/chem/434f00/kinetics/
Atençã: Cópias destes 2 artigos se encontram em uma pasta do experimento na BIQ.
Livros texto
1. Atkins P. W.; "Physical Chemistry"; 5th ed., Oxford Univ. Press, Oxford (1994).
2. Levine, I.N., "Physical Chemistry", Mc Graw Hill Book co., 2nd Edition,1983
3. D.P Schoemaker, C.W. Garland e J.W. Nibler, Experiments in Physical Chemistry, McGraw-Hill Edition, N.Y, 1989, 5a ed.
4. Sebastião J. Formosinho, "Fundamentos de Cinética Química", Fund. Calouste Gulbenkian(1982).
5. J.L.Lathan, "Cinética elementar de reação" Fund. Calouste Gulbenkian,(1974).
QUESTÕES PARA O PRÉ-RELATÓRIO
- Você pode entregar apenas um pré-relatório, correspondente às atividades a serem desenvolvidas nas duas semanas.
- No Pré-relatório você deve fazer um fluxograma de todas as etapas a serem desenvolvidas, especificando as condições a serem usadas.
- Escreva a equação de velocidade genérica para a reação em questão.
- Esboce o formato das curvas de variação de absorbância versus tempo que você espera obter nas diferentes condições de temperatura e concentração inicial de AM).
links
terça-feira, 23 de setembro de 2008
LINGUAGEM QUÍMICA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO!!
POR COMENTAR!!!