links
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
GONORRÉIA
O que é gonorréia
A gonorréia é uma doença sexualmente transmissível (DST) curável. Gonorréia é a segunda doença sexualmente transmissível decorrente de bactéria mais comum nos EUA, depois da clamídia. A gonorréia pode se espalhar para o útero e tubos de falópio, resultando em doença inflamatória pélvica, a qual pode ocasionar gravidez tubária e infertilidade em mais de 10% das mulheres afetadas. Além de poder ocasionar doença inflamatória pélvica, alguns pesquisadores acreditam que a gonorréia aumenta o risco de ser infectado pelo HIV.
Causa da gonorréia
A gonorréia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Essa bactéria pode infectar o trato genital, boca e reto, tanto em homens como em mulheres. Nas mulheres a abertura do útero (cérvix) é o principal local da infecção.
Transmissão da gonorréia
Pode haver transmissão da gonorréia durante sexo vaginal, oral ou anal com um parceiro infectado. Se a mulher grávida tiver gonorréia, ela pode transmiti-la ao bebê durante o parto.
Sintomas da gonorréia
A gonorréia pode provocar corrimentos em mulheres e homens. Um pequeno número de pessoas pode ser infectado por gonorréia e não apresentar sintomas por vários meses.
Para mulheres, os primeiros sintomas da gonorréia geralmente são leves e costumam aparecer de 2 a 10 dias depois do contato sexual com parceiro infectado. Quando a mulher apresenta sintomas, os primeiros deles podem incluir:
* Sangramento durante intercurso vaginal.
* Sensação de dor ou queimação ao urinar.
* Corrimento vaginal amarelo ou com sangue
Sintomas mais avançados, os quais podem indicar o desenvolvimento de doença inflamatória pélvica, incluem cólicas e dor, sangramento fora do período de menstruação, vômito e febre.
Homens costumam ter sintomas mais freqüentemente do que mulheres, os quais pode incluir:
* Pus branco, amarelo ou verde saindo do pênis sem dor.
* Sensação de queimação ao urinar, que pode ser forte.
* Testículos doloridos ou inchados.
Se não for tratada, a gonorréia em homens pode ocasionar complicações na próstata e epididimite (inflamação dos testículos).
Sintomas da infecção no reto incluem corrimento, coceira e ocasionalmente movimentos do intestino doloridos com sangue fresco nas fezes. Os sintomas geralmente surgem de 2 a 5 dias depois da infecção, mas podem demorar até 30 dias para aparecer.
Tratamento da gonorréia
O médico geralmente prescreve uma dose única de antibiótico para tratar a gonorréia. Caso a mulher esteja grávida, ou tiver menos de 18 anos de idade, ela não deve ser tratada com certos tipos de antibióticos. Gonorréia e clamídia muitas vezes infectam a pessoa ao mesmo tempo. Desta forma, médicos muitas vezes prescrevem uma combinação de antibióticos para as duas infecções. Caso a pessoa tenha gonorréia, todos os seus parceiros sexuais devem fazer teste e passar por tratamento caso tenham sido infectados, mesmo que não apresentem sintomas. Os médicos também recomendam a pessoa não ter relações sexuais até que o parceiro infectado seja tratado.
Prevenção da gonorréia
A forma mais segura de evitar transmissão de DSTs é manter relação monogâmica com parceiro testado e não infectado. A utilização correta de preservativo masculino durante sexo vaginal e anal pode reduzir o risco de infecção por gonorréia.
Complicações decorrentes da gonorréia
Se a gonorréia não for tratada, a bactéria pode se espalhar pelo trato reprodutivo ou, mais raramente, entrar na corrente sanguínea e infectar as articulações, válvulas cardíacas ou cérebro.
A complicação mais comum de gonorréia não tratada é a doença inflamatória pélvica, a qual geralmente aparece imediatamente depois do período menstrual. A doença inflamatória pélvica causa cicatriz nos tubos de falópio. Se o tubo ficar com cicatriz, o ovo fertilizado pode não ser capaz de passar para o útero. Se isso acontecer, o embrião pode ser implantado no tubo, causando gravidez tubária (gravidez ectópica). Essa é uma complicação séria que pode resultar em aborto natural ou causar a morte da mãe.
Em homens, a gonorréia pode causar epididimite, uma condição dolorosa dos testículos que pode ocasionar infertilidade se não for tratada. A gonorréia também pode afetar a próstata e causar cicatriz no canal urinário.
Complicações da gonorréia em crianças e recém-nascidos
Se a mulher estiver grávida e tiver gonorréia, ela pode passar a infecção ao bebê durante o parto. O médico pode evitar a infecção do bebê aplicando remédios logo após o nascimento. Os médicos recomendam que a mulher grávida faça pelo menos um teste para gonorréia durante o pré-natal. Quando gonorréia ocorre no trato genital, boca ou reto de crianças, isso é geralmente devido a abuso sexual.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO!!
POR COMENTAR!!!