links

terça-feira, 27 de maio de 2008

A célula esquema geral

DEFINIÇÃO.

O termo célula engloba as células procariotos e eucariotas. A célula é a menor unidade capaz de manifestar as propriedade dos vivos. A célula sintetiza quase a totalidade de seus constituintes, utilizando elementos do meio extracelular. Ela cresce e se multiplica. Limitada por uma membrana plasmática, ela guarda um certo numero de organela.
A célula procariota não possui e nem jamais possuiu núcleo; um só cromossomo, formado também por DNA representa o material genético; nenhum envelope o separa do citoplasma.
A célula eucariota contém um núcleo, um organóide limitado por um envelope, envolvendo o material genético sob a forma de ácido desoxirribonucléico (DNA), molécula principal dos cromossomos; os protozoários são formados por uma única célula eucarionta, livre sendo capazes de se mover; os metozoarios são seres pluricelulares constituídos por células eucariotas agrupadas em tecido ( epiteliais, musculares, conjuntivo, de sustentação cartilaginoso, ósseo e nervoso. A exceção das hemácias e das células nervosas a célula realiza um ciclo ou alterna duas grande fase, a fase de atividade funcional ou interfase e a fase de multiplicação ou mitose.

A célula eucariota e suas organelas

Nas células eucariotas, o dna está separado do citoplasma por um envelope, que delimita o núcleo. As células eucariotas possuem, além do núcleo, muitas organelas característica e específicas: o retículo endoplasmático(RE), o aparelho de golgi, as mitocôndrias,os cloroplasto(nos vegetais), os endossomos, os lisossomos, os peroxissimos, o citoesqueleto eo centro célular.

A membrana plasmática

A membrana plasmática é uma estrutura organizada e complexa que separa o meio intracelular do meio extracelular.
A membrana plasmática tem uma espessura média aproximadamente de 8,5nm. Ela limita o protoplasma que agrupa o núcleo eo citoplasma. Ela é constituída por uma dupla camada lipídica recoberta pelo glicocalice.
Se o papel da membrana plasmática é manter a integridade da célula que ela limita, é de se esperar que, para obter esse resultado, ela possua múltiplas funções. A face externa da membrana plasmática entra em relação com o meio exterior onde a composição as propriedade podem variar consideravelmente; por outro lado, a face interna entre em relação com o meio relativamente constante, o meio intracelular. Isto resulta nem as mesma funções. Essa assimetria se traduz na existência de um revestimento glicosilado (o glicocalice), sobre a fase externa, e também por uma destribuição diferente dos lipídios na dupla camada.


A membrana plasmática permite ou impede a entrada de moléculas no citoplasma. Ela possui as moléculas nessarias à endocitose e participa do reconhecimento das moléculas que circulam no meio extracelular, de restos celulares ou de outras células que se comuniquem entre si, graças aos receptores da membrana que se ligam especificamente aos sinais moleculares, e os ligantes, elaborados e liberados por outra células.
Bibliografia
MAILLET,Marc.Biologia celular.8° edição ed.Santos livraria editora (2003).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO!!
POR COMENTAR!!!