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terça-feira, 20 de maio de 2008

Dislexia

Dislexia é um termo médico, refere-se à dificuldade com o léxico, com as palavras. essencialmente trata-se uma dificuldade de associação, uma incapacidade para identificar corretamente as palavras. No casos de escrita, a dificuldade correlata se chama disortografia.

Mais tecnicamente,o relatório RINGROL, que orienta política de tratamento de disléxicos na França, define dislexia como “qualquer síndrome de desorganização de uma função ligada a uma deficiência estrutural no aparecimento ou instalação de um ou mais elementos constitutivos da língua” (Rombert Et Alia, 2000).

As estruturas referem-se às estruturas cerebrais e cognitivas que afetam a linguagem. Estatisticamente, verifica-se que menos de 3% das populações escolares, no diverso países,possuem algum tipo de deficiência estrutural.

A definição aponta para uma deficiência estrutural com característica duráveis. Ou seja embora os problemas apresentados por disléxicos mostrem-se comuns a muitas crianças em fase de alfabetização, nem todas as crianças com problemas.

Iniciais de leitura e escrita podem se considerada disléxicas. As dificuldades mais típicas de umas e outras São:


  • Dificuldade para discriminar sons;

  • Dificuldade para palavras, nomes de objetos;

  • Dificuldade para evocar palavras;

  • Dificuldade para compreender palavras;

  • Dificuldade de organizar espaça-temporal (contar eventos em sucessão, explicar uma trajetória);

  • Dificuldade para organizar eventos em seqüência ou de acordo com um determinado ritmo ou padrão.

  • dificuldade com grafismo ( nas letras, desenhos, não respeita limites de margens ou palavras. etc.

    As manifestações mais comuns de problemas de leitura e escrita ocorrem na forma de:

  • Confusão entre fonemas surdos e sonoros (p/b, t/d, k/g ) para ler, falar e escrever;

  • Erros fonêmicos;

  • Adicionando letras (maniscure por manicure);

  • Omitindo letras ( virglas por vírgula);

  • Deslocamento de letras (mostranda por mostrada);

  • Confusão entre letras visualmente próximas (b/d, m/n, a/o);

  • Lê palavras regulares com lentidão.

Existem várias classificações de dislexia. Alguns autores falam de dislexia fonológica e de superfície, outros subdividem-se em dilexias periféricas e centrais. A recuperação e cura de dislexia constitui função de várias fatores como:

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